Alimentos do Cerrado ganham espaço na mesa e valorizam cultura local
Jiló, guariroba e ora-pro-nóbis vão muito além do sabor para os mineiros

Os patenses carregam uma identidade marcada pela agricultura regional. O Cerrado oferece uma variedade de alimentos que, além de saborosos, são fontes de nutrientes importantes. Folhas, frutas e verduras fazem parte da tradição e também da saúde.
Além da força econômica, Patos de Minas e o Alto Paranaíba também são privilegiados pelo Cerrado, um bioma rico em diversidade. Ingredientes típicos dessa região, como o jiló, a guariroba e o ora-pro-nóbis, vão muito além do sabor: fazem parte da cultura.
Fibra
De acordo com a nutricionista Isadora Begon, os ingredientes são ricos em fibra e ajudam a regular o intestino, na saciedade e no controle do peso. Os antioxidantes combatem os radicais livres, evitando doenças e trazendo um bom funcionamento do metabolismo.
“O ora-pro-nóbis, por exemplo, pode colocar na salada, fazer refogado, colocar no omelete. Já o jiló pode ser mais grelhado ou utilizado em conserva. Agora, a guariba pode ser diversificada, podemos incluir em uma galinhada ou na farofa”, disse a profissional.
Valorização
Assim como os benefícios, a valorização dos alimentos típicos fortalece a agricultura familiar e ajuda a manter viva a cultura alimentar da região. O Cerrado segue sendo uma fonte de vida, sabor e tradição, presente em cada detalhe da mesa dos mineiros.
“É uma forma da gente diversificar a nossa dieta e comer pratos típicos da nossa região”, ressaltou Isadora.
Leia também